Um estudo recente da Consultoria Mackinsey, denominado Transformações digitais no Brasil: Insights sobre o nível de maturidade digital das empresas, mostra que as marcas nacionais ainda estão com dificuldades no amadurecimento da transformação digital para setores com forte impacto na área de negócio. O levantamento aponta 4 situações que ainda são muito desafiadoras para empresas de grande e médio porte no Brasil.
Para chegar a essa conclusão, o estudo abordou 124 empresas, em diversos setores, que atuam no país.
A cultura empresarial vigente ainda apresenta desafios a serem superados no que diz respeito à integração de iniciativas e objetivos para construção de estratégias digitais e de análise de dados. Somada a isso, a contratação de talentos e retenção desses profissionais com uma mentalidade já aderente ao digital também surge como mais uma fronteira a ser superada.
Veja abaixo os quatro pontos apresentados no estudo:
- Roadmap (mapa de objetivos) específico de iniciativas, que seja ambicioso, com prioridades detalhadas e ajustado nos diferentes níveis da empresa, servindo de base para a estratégia digital e de analytics (análise de dados).
>>>Apenas 10% das empresas executam bem essa prática.
[ ]
- Organização e coleta de dados para análises de negócio de forma estruturada e integrada com infraestrutura adequada ao processo, por exemplo, CDPs (Customer Data Platforms), DMP (Data Management Platforms).
- Otimização integrada de dados com o chamado data lake (repositório utilizado para armazenar todos os dados estruturados e não estruturados) que fornecem uma visão 360 graus sobre o cliente. Essas informações são usadas para apoiar a tomada de decisões em todas as áreas da empresa de maneira regular.
>>> Apenas 12% das empresas executam bem a prática.
[ ]
- Talentos identificados, capacitados e retidos na quantidade necessária e que estejam preparados para um modelo de negócio mais digital e analítico.
>>> Apenas 8% das empresas executam bem a prática.
[ ]
- Mentalidade baseada em dados com o desenvolvimento de uma rigorosa cultura de tomada de decisões objetivas em nível estratégico, tático e operacional nas áreas de negócio.
>>> Apenas 13% das empresas executam bem a prática.
Caso precise de ajuda, a SAZ Digital pode auxiliar a sua marca com consultoria e gestão de transformação digital.
Conheça nossos serviços, acesse o nosso site 👉 www.sazdigitalconsultoria.com.br. O link clicável está na bio do perfil da SAZ 👉@sazdigitalconsultoria.
Veja mais posts sobre estratégias digitais aqui no Blog da SAZ Digital.