Série Minha Presença no Digital – Passo 2
Na sequência da Série “Minha Presença no Digital”, apresentamos o Passo 2. Vamos abordar dicas sobre como definir com clareza os seus objetivos para marcar presença no digital. Vamos falar também sobre como pensar em estratégias para atingir os resultados esperados. Você verá sugestões para avaliar qual seria o caminho para elaborar essas estratégias e o porquê. A SAZ criou uma série de postagens com o objetivo de dar dicas, gerar reflexões e contribuir para ideias sobre o que envolve a construção da presença digital de um negócio, caso você ainda não tenha iniciado esse processo na sua empresa ou marca pessoal ou esteja começando.
Para você entender bem esse post, é importante você ler o artigo anterior da Série.
- Conforme o post anterior, explicamos que o primeiro passo para iniciar a sua presença no digital é definir “Qual é o Seu Objetivo”. Neste Passo 2, vamos ajudar você com dicas sobre como detalhar o seu objetivo para posicionar o seu negócio na web. Parece fácil, correto? Mas não é! Motivo: a maior parte das pessoas espera que a simples presença no digital lhes garanta vendas, isto é, clientes que chegam animadíssimos para comprar ou contratar serviços simplesmente pelo fato de encontrar a sua marca.
- Que bom se fosse assim, mas não é! Chegar ao estágio final de conversão exige que se trilhe um caminho de médio e longo prazo, com muito planejamento de ações. Se alguém estiver te falando ao contrário, desconfie e procure ver o que esse profissional ou marca está querendo de fato te vender.
- Em nossa experiência profissional, sempre sinalizamos aos clientes que trilhar pelo caminho do digital exige paciência, persistência, resiliência e experimentação, até chegar aos resultados desejados. Pois não será na primeira ação realizada que a conversão virá. Será necessário fazer muitos testes e avaliações para descobrir a causa dos desfechos serem bons ou ruins.
- Voltando então aos seus objetivos. Seguem algumas sugestões de perguntas para te ajudar a descobrir o porquê de buscar uma presença no digital. O Meu Objetivo É:
- Adquirir clientes e vender meus produtos e serviços;
- Tornar minha marca conhecida, alcançar novos públicos e regiões;
- Melhorar os canais de contato do meu negócio;
- Criar estratégias de mailing;
- Organizar eventos;
- Sei que você deve pensar que o item 1 é o que de fato você quer. Mas, por favor, analise todos os outros quatro itens e qual deles seria o mais apropriado para auxiliar você a atingir o resultado do primeiro. Avalie também quais são as ferramentas que você tem hoje para conseguir alcançar qualquer um dos resultados.
Importante você analisar:
- Sua marca é conhecida hoje? Se não, você precisa pensar em uma estratégia de alcance;
- Meus clientes têm fácil acesso ao meu negócio? Caso não, precisa pensar em como melhorar os seus canais de contato e pensar em estratégia de tráfego direto;
- Atualmente eu conheço os meus clientes? Sei quem são? O que gostam e se continuarão a comprar comigo? Caso não, é importante avaliar como você organiza a sua carteira de clientes e pensar em remarketing.
- Seus clientes reconhecem você como uma autoridade na sua área de atuação? Caso não, você pode pensar em conteúdos e eventos que mostrem isso.
Por isso que tudo depende do seu objetivo, pois cada item exige um pensar estratégico específico.
Se você tiver outros tipos de dúvidas e quiser nos enviar, fique à vontade, vamos responder aqui nos posts, sem nenhum compromisso para você. Você pode deixar sua pergunta nos comentários ou nos enviar para [email protected]. Compartilhe o post com alguém que você sabe que precisa de dicas assim!