Série Minha Presença no Digital – Passo 1

》Voltar – Home Blog

Apesar da imensa participação das pessoas no mundo digital por meio das redes sociais, o assunto ainda não é tão bem assimilado quando se trata de negócios. Para um grande número de pessoas a presença do seu empreendimento no digital ainda é um ponto gigante de interrogação.

E também há aqueles que já estão atuando, mas de forma ainda pouco expressiva. Com o objetivo de ajudar a encontrar caminhos e dar dicas, a SAZ criou uma série de postagens com o objetivo de dar dicas, gerar reflexões e contribuir para ideias sobre o que envolve a construção da  presença digital de um negócio, caso você ainda não tenha iniciado esse processo na sua empresa ou marca pessoal ou esteja começando.

Passo 1
O primeiro passo importante antes de iniciar qualquer ação no digital é você se perguntar: Qual o Meu Objetivo? Alguns podem estranhar isso, pois parece tão óbvio que hoje todos precisam estar no digital, mas não é. Explico, muitos empresários, comerciantes que ainda não realizaram a sua entrada no digital ou mesmo tem uma presença tímida, ainda não reconhecem qual o Valor do Digital para o Seu Negócio. E isso é mais comum do que se imagina.

E não é porque essas pessoas sejam atrasadas, ultrapassadas ou qualquer outro adjetivo do gênero. Eles são ótimos no que fazem, entregam com qualidade, mas ainda não enxergam a operação da sua empresa em outros moldes. E a entrega de valor vinda do digital para eles ainda não é clara. Os seus resultados hoje estão bons e os clientes chegam muito por indicação. Eles conseguiram formar uma carteira de clientes fiéis e isso está mantendo a empresa.

Mas e aí, é possível uma empresa sobreviver nesta perspectiva e simplesmente ignorar o digital? Vai depender muito do que o dono do negócio quer e de como ele imagina o futuro do seu empreendimento. Nossa experiência mostra que algumas empresas com este tipo de perfil geralmente estão com dificuldades na transição entre gerações e o pensamento de médio e longo prazo está fora de perspectiva no momento.

O que fazer?

Se você se encontra nessa situação e está cheio de dúvidas é muito importante você refletir sobre quais impactos o seu segmento vem sofrendo pela influência do digital e como isso poderá afetar a sua carteira atual de clientes em médio e longo prazo. Por exemplo, será que algum concorrente poderá oferecer a mesma coisa que você faz de forma mais rápida, eficiente e a um custo melhor?

Coloque isso no papel, se precisar, peça ajuda a pessoas da sua confiança e se você perceber que isso é possível acontecer, ok; tente pensar em qual seria a primeira ação que a sua empresa poderia realizar para gerar algum diferencial.

Não precisa neste momento você pensar em grandes rupturas de processos, produtos e serviços, mas comece a listar ações básicas que podem gerar algum tipo de diferencial. Tenha certeza que a partir delas, uma porta se abre para novas ideias. 

Se você tiver outros tipos de dúvidas e quiser nos enviar, fique à vontade, vamos responder aqui nos posts, sem nenhum compromisso para você. Você pode deixar sua pergunta nos comentários ou nos enviar para [email protected].

Compartilhe o post com alguém que você sabe que precisa de dicas assim!

》Voltar – Home Blog

Imagem padrão
SAZ Digital Consultoria

Cada cliente é único para nós e por isso atuamos de forma personalizada, sem “soluções prontas”. Nosso objetivo é ajudar o seu empreendimento a alcançar um novo patamar!

Artigos: 49