Os cinco domínios da inovação digital nos negócios, impactados pela transformação digital, são: Clientes, Competição, Dados, Inovação e Valor. Esses cinco princípios estão redesenhando as empresas e seus departamentos, como também, os fundamentos das estratégias de negócio.

Cada um dos domínios faz as equipes e seus gestores repensarem a maneira como seus trabalhos são realizados e se os processos atuais estão conseguindo alcançar os objetivos em um mercado que se transforma rápida e continuamente o tempo todo. Com isso, novas métricas de valor precisam ser criadas para medir de forma clara os resultados e dar agilidade para tomadas de decisão.

As companhias que ainda não começaram a trilhar o caminho da Transformação Digital ou iniciaram mas ainda estão demorando para concretizar as mudanças necessárias, precisam urgentemente colocar o foco nesses cinco domínios da inovação digital nos negócios. Pois assim conseguirão se atualizar e continuar competitivas com seus produtos e serviços.

Esses pilares são tratados detalhadamente no livro “Transformação Digital – Repensando o seu Negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers. Fica a dica, o livro é muito interessante para quem quer entender as bases da Transformação Digital. 

Abaixo confira algumas ideias que o autor traz sobre o conceito da relação clientes e produtos. As citações foram transcritas na íntegra:

Clientes

“Cada um desses domínios tem um tema estratégico central que pode fornecer-lhe um ponto de partida para a sua estratégia digital.

À medida que os clientes se comportam menos como indivíduos isolados e mais como redes conectadas coesas, todos os negócios devem aprender a explorar o poder e o potencial dessas redes de clientes. Isso significa engajar-se, empoderar e cocriar com os clientes além do momento da primeira compra. Implica alavancar os meios e modos pelos quais os clientes felizes influenciam outros clientes e impulsionam novas oportunidades de negócios.”

“Hoje, o desenvolvimento de uma estratégia eficaz para clientes exige que se compreendam conceitos-chave, do tipo clientes como ativos estratégicos, reinvenção do funil de marketing, caminho digital para a compra e os cinco comportamentos centrais das redes de clientes (acesso, engajamento, customização, conexão e colaboração).”

“Transformação Digital – Repensando o seu Negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers.

Produtos

“Para dominar a competição na era digital, os negócios precisam aprender a enfrentar desafiantes assimétricos, que estão embaralhando os papéis da competição e da cooperação em todos os setores de atividade. Também devem compreender a importância crescente das estratégias para construir plataformas, não apenas produtos.”

“Transformação Digital – Repensando o seu Negócio para a Era Digital”, de David L. Rogers.

O processo de Transformação Digital vai impactar toda a estrutura de trabalho e negócio de uma companhia, seja de pequeno, médio e grande porte.

Por isso, se a sua empresa está se deparando com essa realidade, o momento agora exige muito planejamento, benchmarking, pesquisas, análises e muita participação colaborativa entre as áreas e times da organização.

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