A jornada do cliente é uma etapa muito importante para a efetivação de uma compra. Saber como funciona o comportamento dos consumidores ajuda as empresas a estabelecer as conexões corretas em cada momento, elaborando estratégias de marketing digital que irão auxiliar as pessoas a chegar no estágio de aquisição de um produto ou serviço.

Para ter sucesso nesse processo, principalmente para o digital, é muito importante saber apresentar com clareza seus produtos ou serviços. Ao ver cada parte da jornada do cliente abaixo, você vai entender o porquê!

Estratégia para Marketing Digital

Jornada do cliente: abaixo confira as etapas e os detalhes que envolvem cada uma

Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o consumidor muitas vezes sabe o que precisa, mas ainda não escolheu a marca ou produto/serviço para comprar. Nessa fase ele iniciará um processo de busca de informações sobre os itens ofertados e como eles podem solucionar o seu problema.

Em outros casos, a pessoa ainda não sabe que tem uma necessidade de compra e é neste período que a pessoa descobre um produto/serviço e percebe que ele pode ser uma solução para um problema que não sabia como resolver.

Atualmente isso ocorre principalmente por meio de pesquisas em buscadores e redes sociais.

Reconhecimento do problema

Nessa segunda etapa, o consumidor começa a perceber que tem uma necessidade que precisa ser resolvida por meio de uma compra. É nesse momento que a comunicação clara e efetiva sobre um produto ou serviço pode fazer a diferença. É nessa hora que a pessoa intensifica a pesquisa e o aprendizado sobre quais itens podem sanar a sua demanda.

Consideração da solução

A terceira etapa da jornada é a fase em que tudo começa a ficar mais claro. O processo todo, passando pela busca por informações, pela tomada de consciência sobre a sua necessidade, clareza de informação sobre o produto/serviço pesquisado, oferece ao consumidor a segurança para pensar em comprar.

Decisão de compra

Essa é a última etapa da jornada. A empresa que melhor apresentou, explicou seus produtos/serviços ou ofereceu a melhor oferta ganhou a confiança do consumidor, suas dúvidas foram esclarecidas e ele já decidiu que vai comprar e assim efetiva a compra.

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