Saber o número ideial de hashtags no Instagram é importante para o seu planejamento de conteúdo e também para que a plataforma possa distribuir o seu post do jeito adequado.
Primeiro vamos relembrar o que são hashtags:
Hashtags são como marcadores ou etiquetas que separam os conteúdos em categorias. O objetivo de uma hashtag é classificar ou etiquetar um post, para que ele seja encontrado mais facilmente pelo seu público-alvo.
Elevação do percentual de engajamento:
O uso de hashtags pode elevar o engajamento da sua publicação em mais de 10%, parece pouco, mas se você trabalha apenas com conteúdo orgânico, sem impulsionar, é um percentual muito bom.
Limite no Instagram:
O Instagram permite que você utilize até 30 por postagem, porém, não precisa usar todo esse número.
A recomendação mais recorrente entre especialistas é entre 7 e 10 na legenda do post. Para perfis com menos de 1.000 seguidores, a sugestão é usar no máximo 5, exagerar pode parecer spam.
Força das hashtags:
- As hashtags devem ter conexão com o conteúdo que você posta. Após esboçar as ideias de tags, use a barra de busca do Instagram para pesquisar e ver o número de conteúdos vinculados a elas e a força dessas ##tags para ajudar no alcance do seu post.
- O Facebook, para quem usa o Business Suite, criou dentro do seu publicador de conteúdo, que é o mesmo para o Instagram, um buscador de hashtags. Você consegue fazer a pesquisa e ver quantos conteúdos estão atrelados a ela.
Como encontrar hashtags para seu post:
Bem, há muitas ferramentas gratuitas que fazem isso, mas uma das melhores e mais simples formas é buscar direto no Instagram. Se você utiliza o app mobile, clique sobre a “lupinha” que é ícone de busca e no espaço digite # e o nome do assunto que você está abordando, exemplo: #maquiagem. A plataforma irá mostrar uma lista com tudas as hashtags que envolve esse tema e a quantidade de publicações respectivas. Se você acessar pelo seu notebook, o processo é o mesmo, sempre busque pela aba de busca e digite no espaço, conforme o modelo acima.
Onde colocar as hashtags?
Há duas possibilidades aplicadas atualmente. Alguns usam as hashtags na legenda, abaixo do texto. Outros utilizam na área de comentários. A nossa recomendação é que a hashtag seja usada na legenda, pois essa posição apresenta melhores resultados. Mas fique à vontade para testar e avaliar o que fica melhor para a sua realidade.
Veja mais posts sobre estratégias digitais aqui no Blog da SAZ Digital.
Conheça nossos serviços e fale conosco, acesse o nosso site 👉 www.sazdigitalconsultoria.com.br.