Muitas pessoas confundem os objetivos do Estudo de Mercado e da Pesquisa de Mercado, ambas são importantes ferramentas estratégicas para gestão de negócios e inovação de produtos e serviços.

Se você também tem dúvidas sobre esse assunto, confira o post e veja quais as diferenças entre um e outro. Saiba também em que momento usar e como esses instrumentos de análise podem ajudar a ampliar a sua visão sobre a sua área de atuação. 

Estudo de Mercado

O Estudo de Mercado é uma ferramenta de análise para coletar dados a respeito de um segmento/nicho que você tem interesse em explorar para um novo empreendimento ou mesmo para iniciar o seu próprio negócio.

Itens geralmente explorados:

  • Público-Alvo
  • Comportamento do consumidor
  • Market share/participação de mercado
  • Concorrentes potenciais
  • Ameaças e Oportunidades
  • Tendências

Por que é importante fazer:

  • O principal objetivo do estudo de mercado é orientar decisões.
  • Melhorar a qualidade das estratégias a serem aplicadas. 
  • Ampliar as chances de sucesso do novo empreendimento.
  • Criar uma base sólida de informações para visão consistente do negócio.

Pesquisa de mercado

A Pesquisa de Mercado é uma análise direcionada com o objetivo de validar uma ideia ou hipótese sobre seus produtos e serviços ou mesmo sua área de atuação. Ela serve também para auxiliar a corrigir rumos, melhorar processos, obter opiniões dos clientes e avaliar novas oportunidades. Ela pode ser realizada a qualquer momento, sempre que você sentir a necessidade.

Itens geralmente explorados:

  • Você define qual o tipo de assunto a ser explorado para obtenção de dados. Exemplo: esses itens podem ser sobre a eficiência de um produto ou serviço; explorar opiniões para avaliar novas oportunidades ou responder uma dúvida direta da direção da empresa. 
  • As informações podem ser obtidas de duas formas:
    • Pesquisa primária: você executa a ação de coleta e análise dos dados, seja contratando uma empresa para fazer ou utilizando o seu próprio time.
    • Pesquisa secundária: essa pesquisa foi realizada por terceiros e fica disponível publicamente para consultas. Ex: relatórios anuais de consultorias privadas; estudos acadêmicos etc.

Por que é importante fazer:

Obter dados e informações para uso estratégico.

Conhecer de forma mais ágil possíveis mudanças no setor de atuação.

Compreender melhor a interação do seu cliente com seu produto ou serviço.

Avaliar pontos críticos da empresa ou segmento.

Tanto o Estudo quanto a Pesquisa de Mercado são excelentes ferramentas estratégicas e devem ser usadas sempre que possível, principalmente para processos de inovação. Com a internet surgiram inúmeras ferramentas para auxiliar os empresários/empreendedores a realizar essas ações. Se você não puder contratar esse tipo de serviço, tente fazer mesmo de forma simples, com formulários gratuitos disponíveis no Google. Certamente vai ajudar!

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