Blog corporativo, por que é importante as empresas terem um? Um blog corporativo pode ser uma ótima oportunidade para as organizações abrirem novos caminhos no mundo digital. Com a competitividade acirrada por espaço nas redes sociais, os blogs estão se tornando canais cada vez mais eficientes de comunicação com o público e uma oportunidade de apresentação dos produtos e serviços das marcas. E isso aumenta e muito as possibilidades de venda direta.

Estatísticas divulgadas por vários sites especializados no setor de marketing digital, mostram que os blogs corporativos podem ajudar a aumentar em mais de 50% o tráfego dos websites das empresas. Na parte de vendas, a perspectiva é de um aumento significativo nas oportunidades de vendas diretas com a utilização desse tipo de canal. 

Os motivos que elevam essas possibilidades são atribuídos às facilidades que os blogs corporativos trazem na criação de estratégias de conteúdo que ajudam a divulgar de forma mais eficiente as marcas e seus portfólios de serviços.

Pelos blogs, as empresas conseguem educar o mercado apresentando de maneira mais efetiva e clara todos os benefícios e problemas que seus produtos resolvem na vida dos consumidores. E um ponto importante, as pessoas conseguem interagir rapidamente para saber mais sobre o item em questão.

Veja a seguir uma lista com 10 motivos para as empresas que ainda não possuem blogs corporativos começarem a pensar nessa estratégia:

  • Aumentam a autoridade de sua marca.
  • Ajudam nas vendas, pois a sua marca tem a possibilidade de detalhar melhor os benefícios de seus produtos e serviços.
  • Ajudam sua marca a ser encontrada mais facilmente pelos buscadores.
  • São interativos e geram aprendizado para o consumidor.
  • Seus concorrentes certamente já usam os blogs como estratégia.
  • São ótimas ferramentas para educar o seu mercado sobre o seu produto ou serviço.
  • Gerar Brand Awareness (Percepção da marca).
  • Aumentar o LTV (Lifetime-value).
  • Abrem oportunidades para geração de leads qualificados.
  • Aumentam o potencial de engajamento com a marca.

Importante salientar, que isso só será possível com a aplicação das estratégias para conteúdo digital corretas para esse tipo de canal. Pois nada adianta ter um blog corporativo e não criar as táticas para que ele dê resultados.

Como criar um blog corporativo?

Se a sua empresa já possui um site institucional, a criação de um blog vai ajudar a abrir um canal de comunicação direta com seu público-alvo. Mas antes de criar o seu blog corporativo, é muito importante que as marcas tenham claramente qual o objetivo da linha editorial do conteúdo que será produzido e quem vai cuidar de todo o processo. 

Abaixo preparamos algumas perguntas com respostas para que você possa refletir sobre como criar o seu canal de comunicação:

Qual o objetivo com um blog da empresa?

– Saber qual o seu objetivo é fundamental, pois será a partir dele que você irá criar as estratégias e as metas a serem atingidas. Por exemplo, o seu principal objetivo com o blog pode ser obter tráfego para o seu site. Gerar autoridade para a sua marca. Na lista acima☝️ com os 10 motivos para ter um blog corporativo, você pode tirar várias ideias de objetivos para atingir resultados.

Como vou realizar o processo de produção de conteúdo?

O como fazer é muito importante, pois a maneira como o trabalho será realizado vai garantir que os seus objetivos sejam alcançados.

Qual equipe que fará? Tenho time interno ou vou precisar terceirizar?

Esse item requer uma boa reflexão. Pois há vantagens e desvantagens em ambos os lados. Os fatores a analisar para ver a melhor alternativa vão passar pelo tempo de dedicação da sua equipe interna para essa tarefa e orçamento para avaliar o custo benefício de uma terceirização. Vale lembrar que sem dedicação e estratégia, o blog, como qualquer outra ação, não irá agregar o valor esperado às suas metas.

Qual a vantagem de ter uma produção interna para blog corporativo?

Basicamente a facilidade de conhecimento da cultura interna da empresa e de todo o escopo dos produtos e serviços. Mas a equipe precisa saber traduzir essa expertise para o conteúdo do blog.

Qual a vantagem de ter uma produção externa (terceirizada) para blog corporativo?

Com a contratação de produção terceirizada, o seu time não fica comprometido com essa tarefa e pode se dedicar plenamente às suas funções habituais. A equipe terceirizada vai ter o tempo e o foco necessários para poder produzir os conteúdos e construir as estratégias digitais para o seu blog ter os resultados almejados.

Tenho já os recursos tecnológicos para hospedar o blog?

Você precisa avaliar hoje como a base da sua estratégia digital na parte de website é feita. Ressaltamos isso, porque criar um blog é simples e praticamente sem custo, mas isso vai depender de como hoje é feita toda a estrutura do seu site e como ela é hospedada.

Qual plataforma é a melhor?

A SAZ Digital indica a plataforma de blog WordPress. É atualmente a mais usada no mundo e de fácil customização.

Precisa de uma estratégia de blog corporativo e produção de conteúdo para a sua empresa? A SAZ Digital ajuda as marcas a serem produtoras de conteúdo digital.

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