Análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico usada para auxiliar empresas a tomar decisões, independente da área de atuação. Ela ajuda a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas aos negócios ou no planejamento de projetos de produtos e serviços.

SWOT é uma sigla em inglês para as palavras strength = força; weaknesses = fraquezas; opportunities = oportunidades; threats = ameaças.

A Análise SWOT é uma ferramenta simples e prática para análises que levam à reflexão e cuidados antes de tomadas de decisões estratégicas. Vale a pena usar se você precisa fazer mudanças em seu empreendimento ou mesmo na sua vida profissional.

Veja um modelo de Análise SWOT para você seguir:

Ideias para um Planejamento Estratégico digital para seu negócio

Você pode criar o seu próprio gráfico de SWOT em uma folha de papel ou em um powerpoint, seguindo a estrutura acima. Abaixo de cada uma das palavras, crie de forma sintética pequenas listas com as questões respectivas sobre Forças; Fraquezas; Oportunidades e Ameaças em sua área de atuação. Se você ocupa um cargo de gestão em uma empresa, esse modelo pode auxiliar também em análise de carreira e melhorias em seu departamento.

O planejamento estratégico é fundamental para levar o seu empreendimento para um caminho de crescimento, principalmente quando se fala na perspectiva digital. Mas, nem sempre é fácil planejar, principalmente se o seu time é pequeno e você precisa cuidar de todos os detalhes do seu comércio ao mesmo tempo. No entanto, usar a análise SWOT em seu estabelecimento pode ser uma ferramenta útil, ajudando o seu empreendimento a perceber melhores oportunidades de crescimento e ajustes importantes na sua estratégia interna.

Por onde começar o planejamento estratégico:

Comece traçando objetivos e a análise SWOT também pode ajudar nesta etapa. Para chegar aos novos objetivos, avalie aquilo que representou maior dificuldade no ano vigente. Claro, também analise os pontos positivos para manter ou aprimorar. Mas visualizar as dificuldades provoca reflexão sobre o que precisa ser mudado e isso pode se transformar em uma meta/objetivo.

Algumas sugestões para você pensar na criação das metas:
  • Crie a meta anual ou as metas anuais com o objetivo maior;
  • Para atingir essa meta anual, crie as metas mensais que dão sustentação ao caminho para chegar até o objetivo do ano;
  • E para dar suporte às metas mensais, você pode criar as metas semanais.
  • Todos esses passos são para fazer o seu negócio ficar cada vez mais perto do objetivo principal.
Para a criação dos objetivos/metas, pense sempre nestas 4 dimensões do seu empreendimento:

》Estratégia
• modelo de negócio
• Centralidade do Cliente
• Oportunidades de crescimento

》Capacidades
• Marketing e vendas digitais
• Jornadas do cliente
• Dados e Análise
• tecnológica
• Foco na geração de valor

》Organização
• Estrutura
• Talentos
• Conhecimento – analytics e Digital
• Governança e métricas

》Cultura
• Agilidade
• Teste e aprendizado
• Experimentação
• Colaboração interna e externa

Para pensar em inovação, pois manter o seu empreendimento atualizado e competitivo é muito importante, procure avaliar tendências que começam a surgir. Mas como encontrar essas tendências?

Existem as tendências de impactos gerais, isto é, aquelas que mudam o comportamento dos consumidores independente da sua área de atuação e existem as tendências específicas do seu mercado. Então, procure ficar ligada(o) nessas duas partes e avalie como alguma mudança vai impactar o seu negócio, a sua estratégia.

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