Podcasts, conteúdos em formato de áudio, estão sendo considerados como a nova opção de escolha para um público amplo que engloba jovens entre 18 e 34 anos e integrantes da geração X, 45 anos a 50+. É o que revela uma pesquisa de tendências para 2022 feita pela Meta, novo nome do Facebook. O material fornece uma previsão de mudança comportamental para os próximos 12 a 18 meses.
Segundo dados do levantamento, essa crescente dos podcasts foi percebida nos últimos dois anos e pode ser fruto de um “cansaço mental e visual das telas”. Para chegar a essa conclusão, a pesquisa da Meta combinou estudos, análises de especialistas e insights baseados na avaliação de conversas nas redes sociais e de sinais comportamentais, como as hashtags usadas em países de todos os continentes.

O tópico “podcast”, por exemplo, cresceu 117% na plataforma social do Facebook de um ano para outro. O assunto “software de edição de áudio” teve um aumento de +106%, também no Facebook. A plataforma registrou ainda um crescimento de 42% para o item “smart speaker” (alto-falante com assistente virtual).
A hashtag “ASMR” (Autonomous Sensory Meridian Response), em português, (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) cresceu 34% no Instagram e a hashtag “Terapia Musical” 30% no Facebook.
A escolha por conteúdos tipo “ASMR” vem sendo registrada também no Youtube. Os “ASMR” são produções que simulam sons da natureza ou do cotidiano das pessoas nas cidades. Geralmente esses áudios são procurados com a finalidade de relaxamento, pois muitos reproduzem barulhos de chuva, riachos, sons de grilos no silêncio da noite, entre outros.
Podcasts: Público – Ranking de discussão. (Pesquisa Meta/Facebook)
Idade 18 a 34 anos
- Mulheres 30%
- Homens 32%
Idade 35 a 54
- Mulheres 51%
- Homens 50%
Idade mais de 55
- Mulheres 19%
- Homens 18%
Conteúdos em áudio: o que isso significa para as marcas?
Os vídeos ainda são os “favoritos”, mas surge aqui um novo caminho para produção de conteúdos das marcas que pode ajudar a engajar pessoas, potenciais clientes. Conforme o tipo de produto ou serviço que uma empresa ofereça, ela pode criar podcasts, abordando storytellings atrativos para os ouvintes, ajudando-os em aspectos do seu dia a dia.
As possibilidades de criação são várias e não precisam ser produções caras, basta colocar a criatividade para funcionar e uma marca pode gerar um diferencial e empatia incríveis, atraindo e engajando novos públicos.
Uma coisa é certa, vivemos um período de muitas oportunidades criativas e com tecnologias e ferramentas para produção cada vez mais acessíveis.
✓ GOSTOU DO CONTEÚDO? CONHEÇA A SAZ DIGITAL:
Conheça nossos serviços e fale conosco, acesse o nosso site 👉 www.sazdigitalconsultoria.com.br.
Veja mais posts sobre estratégias digitais aqui no Blog da SAZ Digital.
