A chamada transformação digital já vinha mudando a configuração interna das empresas em relação aos empregos. Com a pandemia houve uma aceleração nesse redesenho. Veja as tendências sobre o “novo normal” do trabalho no mundo corporativo.
A pandemia acelerou uma série de mudanças no mundo corporativo. Líderes e seus times estão se deparando com um novo desafio, que é redesenhar a organização não mais por cargos, mas por conjuntos de habilidades e talentos.
Confira as principais tendências de mudanças apontadas em artigo do MIT Sloan Review. E avalie como a sua empresa pode começar a se preparar para isso:
- Tarefas e projetos, não mais empregos com cargos. Um novo sistema operacional de trabalho surge e reconfigura as funções em tarefas e projetos que podem ser atribuídos a máquinas ou contratações temporárias para questões específicas.
- Conjunto de habilidades e talentos que podem ser aplicados em toda a organização. Os profissionais serão cada vez menos identificados com cargos específicos.
- Líderes terão de pensar em como as tarefas e projetos são realizados, não como os “empregos” são organizados.
- Os gestores precisarão ser hábeis em administrar uma gama de recursos diferentes para executar as tarefas, que podem ser: alguns humanos, outros não (softwares/ AÍ); alguns colaboradores efetivos, outros contratados especificamente para determinada tarefa.
- Menor hierarquia – Todas essas mudanças levam para um caminho em que reduz o nível hierárquico e aumentam as lideranças por especialidades e projetos.
Fonte: MIT Sloan Review by John Boudreau and Jonathan Donner.