Com as mudanças de comportamento dos consumidores nesses últimos dois anos, ser omnicanal (mais conhecido como omnichannel) já não é mais um diferencial, mas sim essencial para alavancar os negócios do setor varejista daqui para frente.
Pesquisa recente do Google com a Euromonitor sobre o futuro do varejo até 2025 aponta um crescimento de 30% do comércio omnichannel no Brasil em três anos. E a perspectiva é que a modalidade vá abranger 43% das vendas nesse mesmo período.
Na América Latina, segundo o levantamento, as estratégias omnicanal crescerão 90% nos próximos cinco anos e representarão 75% do aumento total das vendas.

Varejistas omnichannel crescerão mais
Conforme a Euromonitor, os varejistas que seguem estratégias omnicanal crescerão mais que aqueles que se concentram separadamente em experiências online ou presenciais.

As informações da pesquisa sobre as mudanças de comportamento mostram que os brasileiros já não se importam mais se a compra é física ou online, para eles o importante é a experiência e as facilidades no processo da compra. O percentual de consumidores entrevistados com esse perfil já chega a 67%. Para reforçar a tendência, 82% dizem que gostam de comprar tanto na loja física quanto no online.
A pesquisa da Euromonitor mostra que até 2025, o e-commerce não só crescerá 42% no Brasil, mas também representará quase a metade, 39%, do crescimento total de vendas no varejo.
Todos esses números indicam que os varejistas devem parar de tratar e-commerce e lojas físicas como plataformas separadas ou concorrentes. O diferencial será a experiência de compra que o cliente terá pelos vários canais oferecidos pelas empresas e comércios em geral.
As dificuldades em implementar uma estratégia omnicanal
Ainda conforme a pesquisa Google/Euromonitor, as principais dificuldades na América Latina para a implantação de canais omnichannel são:
- Os executivos tradicionais ainda consideram as estratégias de adaptação e investimento desnecessárias;
- Complexidade na integração com outros canais;
- Baixas margens de lucro a curto prazo;
- Altos custos para implementação;
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