Com as mudanças de comportamento dos consumidores nesses últimos dois anos, ser omnicanal (mais conhecido como omnichannel) já não é mais um diferencial, mas sim essencial para alavancar os negócios do setor varejista daqui para frente.

Pesquisa recente do Google com a Euromonitor sobre o futuro do varejo até 2025 aponta um crescimento de 30% do comércio omnichannel no Brasil em três anos. E a perspectiva é que a modalidade vá abranger 43% das vendas nesse mesmo período.

Na América Latina, segundo o levantamento, as estratégias omnicanal crescerão 90% nos próximos cinco anos e representarão 75% do aumento total das vendas.

Estratégia para Marketing Digital

Varejistas omnichannel crescerão mais

Conforme a Euromonitor, os varejistas que seguem estratégias omnicanal crescerão mais que aqueles que se concentram separadamente em experiências online ou presenciais.  

Ser omnichannel é essencial atualmente.

As informações da pesquisa sobre as mudanças de comportamento mostram que os brasileiros já não se importam mais se a compra é física ou online, para eles o importante é a experiência e as facilidades no processo da compra. O percentual de consumidores entrevistados com esse perfil já chega a 67%. Para reforçar a tendência, 82% dizem que gostam de comprar tanto na loja física quanto no online.

A pesquisa da Euromonitor mostra que até 2025, o e-commerce não só crescerá 42% no Brasil, mas também representará quase a metade, 39%, do crescimento total de vendas no varejo.

Todos esses números indicam que os varejistas devem parar de tratar e-commerce e lojas físicas como plataformas separadas ou concorrentes. O diferencial será a experiência de compra que o cliente terá pelos vários canais oferecidos pelas empresas e comércios em geral.

As dificuldades em implementar uma estratégia omnicanal

Ainda conforme a pesquisa Google/Euromonitor, as principais dificuldades na América Latina para a implantação de canais omnichannel são:

  • Os executivos tradicionais ainda consideram as estratégias de adaptação e investimento desnecessárias;
  • Complexidade na integração com outros canais;
  • Baixas margens de lucro a curto prazo;
  • Altos custos para implementação;
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