O Google apresentou um relatório sobre mudanças de comportamento do consumidor brasileiro em 2021 que vale a pena ver e refletir (abaixo o link para acessar o material completo). Muitos dos hábitos anteriores à pandemia começam a ser retomados, porém o interessante é perceber as novas escolhas para compra.
Ainda é muito cedo para dizer se isso será permanente, mas podemos considerar que o período da pandemia transformou o brasileiro em um consumidor focado mais no seu conforto e bem-estar em casa e em atividades que tragam saúde para o corpo e a mente.
Por que é importante conhecer esses números do relatório Year in Search 2021, do Google, se o seu empreendimento é de outro ramo? É muito importante prestar atenção nas mudanças comportamentais, elas criam efeitos em cascata e a partir do momento que um ou vários segmentos mudam, eles impactam outros setores da sociedade.
Se você ficar atento, é possível se antecipar e pensar em inovações para o seu negócio com antecedência, criando novos serviços, produtos ou processos que ajudarão a sua empresa ou marca pessoal continuar competitivo e ficar na frente dos seus concorrentes.
Veja o percentual de aumento (relativo ao período 2020 para 2021) de buscas para:
》43% de crescimento de buscas pelo assunto “Terapia”
》92% de aumento nas buscas por “delivery”;
》73% de alta nas buscas por vestuário esportivo;
》55% de aumento nas pesquisas por itens de cama, mesa, banho, decoração e jardim;
Tendências de comportamento (dados Google Consumer Surveys):
As buscas por roupas confortáveis, material esportivo, produtos de cuidados com a pele e para o cabelo cresceram exponencialmente. Para o consumidor, a aparência é uma das dimensões do bem-estar, assim como saúde, forma física, nutrição, sono e saúde mental.
》33% querem se vestir de forma mais confortável no dia a dia;
》1 em cada 4 usam produtos esportivos no dia a dia, não apenas no treino
》92% dos consumidores de moda e beleza continuaram os cuidados da sua rotina de beleza, mesmo em quarentena em casa.
Com a ampliação da vacinação e retomada da normalidade, 2021 apresentou os seguintes dados, segundo o Waze:
》32,1% de crescimento nos deslocamentos para salões de beleza;
》22,4% para o varejo em geral;
》14,4% para restaurantes.
Atividade física e contato com a natureza:
》41% dos brasileiros se exercitam ao ar livre
》23% dos brasileiros buscam artigos para atividade ao ar livre/na natureza.
Houve um aumento considerável, segundo o relatório do Google, nos índices de movimentação em 2021 em relação a 2019, para atividades ao ar livre, campings e praias:
》102% atividades ao ar livre;
》101% campings;
》94% praias.
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