A proposta desse post é uma reflexão sobre a transformação digital para pequenos negócios. Você ouviu em 2021 alguns termos, como metaverso, realidade aumentada, IA, e previsões sobre a evolução intensa para novas tecnológica. Os relatórios de fim de ano de alguns dos principais especialistas sobre análise de inovação apontam que neste ano de 2022 a transformação digital, as estratégias digitais e a inserção de novas tecnologias nas empresas e, por consequência, na rotina dos profissionais serão intensificadas. Isso significa que vamos ver ainda mais nomes novos surgindo no nosso dia a dia.

E aí você se pergunta, como faço para acompanhar tudo isso? Como faço para inovar quando tenho um pequeno empreendimento?

O importante aqui é você, que tem um pequeno negócio, não desanimar, achando que inovar é algo muito complexo e caro para a sua realidade.

Uma das primeiras coisas que é importante para você compreender é que inovação não está diretamente conectada a essas tendências tecnológicas. O mais valioso para você aqui é saber que elas existem e, principalmente, perceber os impactos que elas causam no comportamento da sociedade, das pessoas em geral. Pois isso pode gerar mudanças na maneira como os consumidores escolhem seus produtos e serviços.

O processo de transformação digital para pequenos negócios não precisa ser planejado a partir dessas grandes inovações tecnológicas. A inovação, em um primeiro momento, depende mais de mudanças de cultura e de processos do que de tecnologia.

Segundo o conceito de inovação de ruptura, do professor Clayton Christensen, da Harvard Business School, para inovar você precisa seguir três requisitos básicos:

  • Simplicidade
  • Conveniência
  • Acessibilidade

Esses três requisitos devem estar inseridos nos processos e cultura de qualquer empreendimento, seja um comércio pequeno ou mesmo para uma marca pessoal (no caso profissionais liberais).

Os empreendedores para seguir acompanhando a evolução do seu segmento de mercado precisam sempre avaliar se os seus produtos e serviços estão com esses fundamentos inseridos.

Para fazer essa avaliação siga esse pequeno roteiro e responda a essas perguntas. Repita esse processo ao longo do ano:

  • Liste os produtos ou serviços que você oferece.
  • Após listar, avalie qual deles se sobrepõem aos demais produtos e serviços que você oferece no seu negócio (caso seu comércio tenha mais de um produto ou serviço).
  • Quais os benefícios que os produtos e serviços da sua empresa oferecem aos seus clientes? (Insira aqui os requisitos de simplicidade, conveniência e acessibilidade.)
  • Quais são as diferentes formas nas quais os meus produtos ou serviços são utilizados?
  • Qual o resultado que o meu produto ou serviço entrega aos clientes? Está satisfatório?
  • Os clientes estão dando algum tipo de feedback para mim? Tenho um canal para isso?
  • Os seus concorrentes possuem algum tipo de canal para feedback do cliente?
  • Você está analisando o seu mercado e a sua concorrência?
  • Você acha que pode haver melhorias no seu produto ou serviço? (Insira aqui os requisitos de simplicidade, conveniência e acessibilidade.)
  • Liste-as e depois dê prioridade para aquilo que você consegue implementar rapidamente e sem muito custo.

Lembre-se

A inovação impulsionada pela transformação digital é um processo, não é uma ação específica que muda de um dia para o outro um comércio. Ela vai desde a cultura da empresa, ideias (mindset), objetivos da empresa e do cliente, processos, maneira de executar as ações e, claro, estrutura tecnológica.

Veja mais posts sobre estratégias digitais aqui no Blog da SAZ Digital.

Conheça nossos serviços e fale conosco, acesse o nosso site 👉 www.sazdigitalconsultoria.com.br.

Imagem padrão
SAZ Digital Consultoria

Cada cliente é único para nós e por isso atuamos de forma personalizada, sem “soluções prontas”. Nosso objetivo é ajudar o seu empreendimento a alcançar um novo patamar!

Artigos: 49