Faça essas cinco perguntas antes de criar uma estratégia digital para o seu empreendimento. Uma estratégia digital é um conjunto de ações que envolve o uso de novas tecnologias para inovar modelos de negócio, produtos, serviços, processos e cultura empresarial.

Mas antes de implantar estratégias digitais e realizar mudanças profundas na sua empresa, procure responder essas 5 perguntas sugeridas pela Harvard Busines Review (HBR). Avalie se você está no caminho certo:

》A Transformação digital está mudando o negócio que você está inserido? Como expandir os limites da sua empresa na cadeia de valor de seus negócios atuais.

》Como a aplicação de estratégias digitais e novas tecnologias pode melhorar a maneira como você agrega valor aos negócios em que atua? Como ela ajuda seus negócios a serem mais competitivos em seus mercados.

》O uso de estratégias digitais pode mudar seu cliente-alvo? O impacto da transformação digital no seu segmento está corroendo seu mercado-alvo ou está abrindo novas oportunidades em potencial?

》A inserção de estratégias digitais afeta a proposta de valor para seu cliente potencial ou público-alvo? O seu produto ou serviço poderia oferecer uma nova proposta de valor para o cliente, modificando a maneira como ele se relaciona com sua marca? Isso pode gerar uma nova vantagem competitiva?

》Como as estratégias digitais e novas tecnologias podem aprimorar os recursos da sua empresa que o diferenciam da concorrência? Isto é, como o uso das plataformas digitais, como mídias sociais, e análise de dados de audiência, podem auxiliar seu negócio a mostrar as vantagens competitivas que diferenciam a sua empresa dos demais concorrentes.

Então, lembre-se sempre de fazer essas cinco perguntas antes de criar uma estratégia digital. Também é importante pensar sobre se a sua empresa está atenta à jornada do cliente e como ele chega até o seu produto ou serviço. No digital, os consumidores geralmente percorrem quatro etapas antes de efetivar uma compra. Confira quais são:

1) Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o consumidor muitas vezes sabe o que precisa, mas ainda não escolheu a marca ou produto/serviço para comprar. 

Nessa fase ele iniciará um processo de busca de informações sobre os itens ofertados e como eles podem solucionar o seu problema. 

Em outros casos, a pessoa ainda não sabe que tem uma necessidade de compra e é neste período que a pessoa descobre um produto/serviço e percebe que ele pode ser uma solução para um problema que não sabia como resolver.

Atualmente isso ocorre principalmente por meio de pesquisas em buscadores e redes sociais.

2) Reconhecimento do problema

Nessa segunda etapa, o consumidor começa a perceber que tem uma necessidade que precisa ser resolvida por meio de uma compra. 

É nesse momento que a comunicação clara e efetiva sobre um produto ou serviço pode fazer a diferença. É nessa hora que a pessoa intensifica a pesquisa e o aprendizado sobre quais itens podem sanar a sua demanda.

3) Consideração da solução

A terceira etapa da jornada é a fase em que tudo começa a ficar mais claro.  

O processo todo, passando pela busca por informações, pela tomada de consciência sobre a sua necessidade, clareza de informação sobre o produto/serviço pesquisado, oferece ao consumidor a segurança para pensar em comprar.

4) Decisão de compra

Essa é a última etapa da jornada. 

A empresa que melhor apresentou, explicou seus produtos/serviços ou ofereceu a melhor oferta ganhou a confiança do consumidor, suas dúvidas foram esclarecidas e ele já decidiu que vai comprar e assim efetiva a compra.

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