Infelizmente ainda existem empresas que ignoram o consumidor quando ele busca atendimento nos seus canais, fazendo uma reclamação. Outros atendem, mas tratam como se ele estivesse errado em apresentar a queixa ou dão uma desculpa apenas para fechar o assunto.

As ações citadas acima certamente irão fazer o consumidor trocar de empresa e, além disso, provavelmente se tornará um “embaixador” negativo da marca.

O melhor a fazer sempre é lidar com a verdade e tratar quem está reclamando com a atenção que merece! Porque afinal, entre tantas outras empresas, ele escolheu a sua! Não importa se um negócio é pequeno ou grande, famoso ou não, o atendimento ao cliente é fundamental.

Atitudes que não falham:

– Se a empresa abre canais de interação, ela precisa interagir;

– Se você não consegue atender na hora, agende respostas automáticas ou deixe um aviso sobre o tempo que leva para uma resposta;

– Recebeu alguma reclamação, dê atenção e tente resolver o problema com o cliente;

– Mostre que a sua marca se preocupou com a experiência negativa dele e quer corrigir;

– Essa pode ser uma das melhores ações de marketing para o seu negócio!

– Aceite a crítica e aprenda com ela;

– No final, se der, envie um mimo, isso vai deixar a pessoa com uma ótima impressão do seu negócio e ficará registrada essa última imagem;

Lembre-se sempre de como você se sente quando alguém reconhece um erro e procura encontrar uma solução para melhor atender você!

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