Hoje vamos falar de um tema que muitas vezes é confundido com o marketing de conteúdo, mas é algo totalmente diferente. O assunto é Branded Content (BC) e como esse tipo de ação pode ajudar a sua empresa ou o seu trabalho como profissional liberal.
O termo branded content, se formos traduzir literalmente para o português, significa conteúdo de marca. Mas essa tradução cria, muitas vezes, uma confusão e algumas pessoas acham que os posts produzidos para as redes sociais são exatamente a mesma coisa. Cuidado com essa confusão, tanto se você é profissional da área ou alguém que esteja querendo investir nesta modalidade de marketing.
Branded content, em resumo, é a criação de um determinado conteúdo especial que vai tratar de um tema específico que ajudará a divulgar o trabalho da sua marca, seja uma empresa ou uma marca pessoal. Um case que ficou muito conhecido foi o da Netflix quando estava lançando a série “Orange Is The New Black”. A equipe do Brand Studio, área especializada em branded content, do jornal The New York Times, produziu o especial que foi pago pela gigante do streaming e publicado no jornal, tanto na versão impressa quanto na digital. Até hoje é possível acessar o material, quem quiser ver pode clicar aqui.
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Outra visão errada, é achar que as matérias de branded content, por serem conteúdos pagos, são sem qualidade ou mentirosas, só para “vender” algo. Então, isso não é verdade! Esses especiais precisam ser produzidos com muita qualidade porque irão falar diretamente com o público-alvo das empresas e com potenciais clientes. As marcas passam a ser associadas com informação ou entretenimento, o que apresenta valor maior para os consumidores. O BC transita entre marketing, publicidade, comunicação/informação e entretenimento. Caso a prioridade não seja qualidade, tempo, equipe de produção e dinheiro terão sido jogados fora.
Formatos
Com a evolução dos meios para o digital, atualmente os formatos para branded content são vários, para escolher é necessário avaliar qual canal é melhor para chegar ao público-alvo. Há modelos de BC que são feitos como aplicativos para celular, mas podem ser vídeos, podcasts ou matérias em texto e fotos.
A linha editorial dos especiais de branded content não é necessariamente só falar da própria marca. Novamente citamos o case da Netflix com o NYT, o conteúdo é uma reportagem sobre o sistema prisional americano e o seu funcionamento com foco para as mulheres presas. Dessa forma, a Netflix apresentou a série e ao mesmo tempo provocou uma reflexão sobre políticas públicas para aquela área.
O objetivo é fazer com que o leitor se envolva com o assunto, goste, comente, compartilhe e, claro, fale da sua marca. Esse tipo de iniciativa provoca relacionamento e confiança, embora seja um processo que precisa ser muito bem planejado e acompanhado para avaliar resultados e evolução.
Um estudo do IPG Media Lab, Forbes e da SI Newhouse School of Public Communications da Syracuse University, nos Estados Unidos, mostrou que “o recall da marca é 59% maior para branded content do que anúncios gráficos e nativos”. Segundo o estudo, os consumidores têm uma propensão 17% maior em acompanhar outros conteúdos da marca após serem impactados por um BC.
Seguem algumas dicas sobre como criar Branded Content:
》Defina o seu objetivo. O que você quer alcançar com esse tipo de estratégia?
》Qual o seu diferencial, qual a sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes?
》Qual o tema que você acha que irá impactar positivamente o seu público? E qual a mensagem que você quer passar?
》Foco no seu público-alvo. Por que as pessoas se envolveriam com seu conteúdo? Por que eles compartilhariam com outras pessoas? Que elementos eles acham atraentes?
》Descubra como seus recursos podem ser apresentados como benefícios que facilitam a vida do seu consumidor.
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Agora que você viu a importância do Branded Content, saiba que se você precisar, a SAZ pode ajudar você neste sentido. Clique, Conheça os Nossos Serviços e Faça Contato! Fica a dica!