O comportamento dos consumidores mudou drasticamente durante a pandemia e isso está forçando mudanças exponenciais no comércio e no marketing. Com a necessidade aumentada em fazer compras pela internet, as pessoas passaram a buscar novos conceitos para efetivar as suas compras online.
Segundo dados do Facebook IQ, o uso do comércio eletrônico foi acelerado em até cinco anos e isso obrigou também as empresas desse setor a se atualizarem para adaptarem-se às novas exigências dos usuários.
A seguir, algumas das principais mudanças detectadas:
》Experiência personalizada e conectada
A necessidade de conhecimento do comportamento do usuário pelas plataformas de venda aumentou significativamente. Os compradores esperam que as ofertas de produtos estejam completamente adaptadas aos seus gostos e que exista uma total conexão entre as lojas virtuais e físicas. A mesma coisa pode se dizer para a busca de conteúdos informativos ou de entretenimento.
Três áreas passam a ser extremamente necessárias para as organizações:
- Métricas (analytics) – usar para avaliar quais experiências estão tendo ressonância com as necessidades do usuário.
- Breakthrough Creative (avanço no processo criativo) – necessidade extrema de novos processos de atualizações e inovação, tornando parte da rotina ações de testagem e aprendizados rápidos sobre os produtos. Aplicação de metodologias ágeis para acelerar a execução dos projetos em fases para ter entregas contínuas.
- Delivery – essa é a oportunidade de as organizações abraçarem e se adaptarem ao processo de entrega de produtos na casa do cliente e de forma rápida. O avanço neste sentido foi imenso, mas é esse o momento de evoluir mais na parte de logística e agilidade para entregar no menor tempo o pedido do consumidor.
》Simplificar e Comunicar
A parte de conteúdo entrou definitivamente na vida do comércio. O novo comportamento do consumidor espera que as marcas e os varejistas ofereçam experiências simplificadas, transmitam informações relevantes de forma clara e compartilhem os valores das empresas. Atualmente esses valores começam a fazer parte da decisão de compra das pessoas. Saber se a empresa tem compromissos sociais, éticos, ambientais e de respeito aos animais passou a ser um fator importante para optar por marcas e produtos.
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》Propósito, Desempenho, Personalização e Orgulho
O novo ecossistema de marketing também está fazendo com que as empresas se adaptem em sua forma de se apresentar e se comunicar. Os consumidores tendem a se identificar com marcas e produtos que se conectem com suas vidas e também os ajudem a expressar seus próprios valores e causas.
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