A SAZ reproduz esse artigo de Atul Jindal publicado no Blog da Marketo que aborda os impactos dessa mudança do Google em relação aos cookies. O Google anunciou o fim dos cookies de terceiros em seu navegador Chrome. Abaixo você poderá ler um trecho do artigo traduzido para o português. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.
Como se preparar para o apocalipse do cookie:
Essa mudança pode ser um negócio real no mundo da publicidade, embora não saibamos a resposta para todas as perguntas. Sabemos que uma onda de mudança significativa está chegando. Sim, é difícil, mas não impossível, ajustar algumas estratégias.
Já que você está procurando ativamente por soluções inteligentes. Aqui estão cinco maneiras de se preparar e ficar à frente de seus concorrentes, mesmo neste caos:
- Invista em uma estratégia de dados primários (first-data strategy):
Em um mundo sem cookies, organizar seus dados primários é a chave. As informações primárias são como um tesouro que você pode extrair de seu público. Seu público irá respeitá-lo por este gesto. Embora muitas marcas já tenham o mesmo objetivo, é crucial desenvolver novas maneiras criativas de investir na estratégia de dados primários.
Você pode coletar dados em conformidade com o LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) para direcionar seu público sem depender de terceiros. Também ajuda a gerar novos fluxos de receita com auxílio de dados de usuário segmentados. Plataformas como CRMs, CDPs (plataforma de dados do cliente) e sistemas de faturamento são os melhores para esse fim.
Estatísticas recentes do eMarketer mencionam que 85% dos profissionais de marketing dos EUA declararam que melhorar o uso de dados primários é uma grande prioridade.
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- Construir seu público nunca envelhece
As pessoas querem que marcas e empresas sejam mais responsáveis por sua privacidade e dados. Comece a construir seu público com confiança e credibilidade. Você pode começar a coletar as informações de que realmente precisa e deixar o resto.
Todos nós sabemos que nos últimos anos houve uma grande mudança em direção à automação de marketing, e as estatísticas dizem que 92% dos investimentos em marketing estão indo para a automação. Isso ajuda empresas a entender melhor seus clientes e servir seu público com a mídia mais relevante e isso não está acontecendo em qualquer lugar. Você pode construir públicos em DMP (plataformas de gerenciamento de dados) e garantir o enriquecimento dos dados de público. Com o poder do conteúdo e da ativação de mídia, você pode começar do zero.
Não há bala de prata para ter sucesso na construção de um público leal. Tudo o que você pode fazer é reexaminar sua estratégia e gerenciar, unir e analisar os dados do consumidor.
- Seja o mais transparente possível
Em um mundo repleto de conteúdo diluído, destaque-se pela transparência com seus clientes. Você pode superar contratempos sendo honesto aos olhos de seu público. Mostre os bastidores. Além disso, você pode compartilhar seus dados com os quais está lidando para gerar confiança e confiabilidade. Isso aprimora o relacionamento entre sua marca e o público.
Por exemplo, dê uma olhada nos banners pop-up de cookies da Evian e na forma como eles ajustam as preferências de cookies sendo transparentes. Eles oferecem conforto aos seus clientes sendo transparentes.
- Acesse seu lado técnico com uma nova perspectiva
Obter o conhecimento de como os dados coletados podem impactar suas novas estratégias de marketing é essencial.
O impacto da depreciação dos cookies pode ajudá-lo a navegar por várias soluções de tecnologia. Mesmo para canais diferentes como Facebook, Google; permite que você faça um brainstorming de novas ideias.
Como você pode imaginar, o Google e o Facebook não planejam limitar suas futuras oportunidades de receita com essa nova mudança de cookie. Se você estiver tentando várias soluções de tecnologia, o teste de conectividade será mais significativo, mas não impossível.
Para manter sua marca protegida de qualquer tipo de repercussão jurídica, volte às estratégias fundamentais. Use anúncios hiper-direcionados, anúncios PPC e pense em como você pode alcançar seu público sem cookies.
- Priorizar a experiência do cliente
Estamos entrando em um mundo privado onde as demandas e a satisfação do cliente são fundamentais. Desde pedir consentimento até criar novas campanhas, é essencial manter a experiência do cliente sempre em mente.
A experiência do cliente desempenha um papel diferente na promoção de sua marca. Pode ajudá-lo a avaliar seu público potencial e definir diferentes pontos de contato.
A vontade de ser o melhor em termos de satisfação do cliente existe para todas as marcas e empresas. Não importa o quão bem suas novas estratégias sejam recebidas. Ainda assim, é essencial criar um ambiente escalável que atenda às necessidades do cliente e alinhe o conteúdo aos objetivos do consumidor.
Resumindo, evite cair em convenções de indução de cliques, artigos ou qualquer outra forma de conteúdo.
Leia o artigo completo no blog Marketo (Está em Inglês): https://blog.marketo.com/2021/05/5-steps-for-marketers-to-prepare-for-the-coming-cookie-disruption.html