Nesta última etapa da Série Minha Presença no Digital, Passo 5, vamos falar sobre as possibilidades para a atração de prospects e possíveis leads que a sua empresa almeja. Vamos trazer algumas sugestões que são referendadas por especialistas e empresas mundo afora.
Mas o nosso principal objetivo com essa série é ajudar você a visualizar um caminho para a sua atuação no digital, principalmente se você está iniciando e não tem aquele orçamento sobrando para contratar uma equipe interna ou externa para te auxiliar.
Para entender melhor o Passo 5, leia os posts anteriores com o Passo 1, Passo 2, Passo 3 e Passo 4.
Como explicamos anteriormente, a SAZ é uma consultoria com mais de 20 anos na área digital. Nosso objetivo é ajudar você a encontrar uma solução para iniciar ou levar o seu empreendimento para esse segmento.
Então vamos sempre sugerir o que faz parte da nossa experiência, o que comprovamos e estudamos para poder indicar. Marcar presença no digital e tornar o seu produto ou serviço conhecidos, para atrair clientes, exige um conjunto de estratégias que você terá de pensar e testar, avaliando sempre qual foi o melhor resultado.
Neste Passo 5, vamos elencar as estratégias mais utilizadas e que geram algum tipo de resultado para atração de prospects e leads. Como também abordamos no post anterior, existem táticas utilizadas de forma orgânica, sem investimento de dinheiro, isto é, sem que você precise pagar para realizá-las, e existem as estratégias pagas, por meio de anúncios com orçamentos pré-determinados para você atingir os objetivos.

Vamos começar pelo conjunto de estratégias orgânicas, sem custo de impulsionamento.
Métodos de Inbound (atração) que mais funcionam de forma orgânica:
- Produção de conteúdo em redes sociais (posts, vídeos, fotos, lives);
- Se você já tem clientes que conhecem o seu trabalho, trabalhe com eles a parte de indicação e referências;
- Crie algum tipo de “ferramenta” ou amostragem gratuita para que você possa apresentar o seu trabalho. Pode ser uma consulta, uma aula gratuita ou um e-book grátis;
- Neste caso logo aqui acima, sempre busque conseguir os contatos dos interessados e depois você pode elaborar estratégias de e-mail marketing.
- Se você tem um site ou vai criar um, lembre-se desta sigla SEO (Search Engine Optimization), para deixar o site preparado para os motores de busca.
Todas essas atividades são complementares, pode ser difícil você trabalhá-las separadamente, mas como sugestão, aconselhamos você a tentar estruturar as opções 1), 3) e 4) apontadas acima. Estruturar bem um planejamento de produção de conteúdo, mesmo que no momento seja possível trabalhar apenas nas redes sociais é um bom começo. E buscar contato com pessoas que possam referendar o seu trabalho também.
Para conseguir contatos (prospects) você pode inserir um cadastro para a pessoa preencher. Por exemplo, ela precisará fornecer algum tipo de dado para baixar um e-book, participar de um webinar ou de uma aula gratuita.
Leia também
> A diferença entre Prospect e Lead
Métodos de impulsionamento pagos e anúncios mais utilizados:
Se você está com mais pressa para expor a sua marca e trabalho, um caminho interessante também é partir para turbinar o seu conteúdo. Tanto o Facebook quanto o Instagram possibilitam que você impulsione as suas publicações de forma paga. É uma estratégia que deve ser sim avaliada, esperar apenas pelo resultado orgânico pode demorar um tempo maior. Com orçamentos não muito altos, você pode ampliar o seu alcance, pense nisso sim!
O ideal é fazer o casamento das duas coisas, postagens orgânicas e impulsionar de vez em quando.
Sugestões:
- Avalie impulsionar conteúdos entre uma e duas vezes no mês, essa dica é pensando em gastar o menos possível. Claro que se você conseguir contar com um orçamento maior, você poderá investir mais. Mas comece sempre com o menor custo e teste para ir ampliando.
- Crie campanhas pagas para divulgar o seu site ou a página de referência que apresente o seu trabalho. Você pode fazer isso via Facebook Ads (Instagram é agregado) e Google Ads. Ambas as plataformas oferecem guias para você aprender a iniciar a sua produção de anúncios.
- Sugerimos o Facebook Ads e Google Ads como as principais ferramentas porque elas em teoria, para anúncios simples, são fáceis de entender, o valor é pago em Reais e você pode sempre optar pelo orçamento mais baixo.
- Nesta série não indicamos o LinkedIn porque a rede ainda atua com a cobrança em dólar e com orçamentos de início muito altos, o que não é bom para quem está começando e precisará experimentar e avaliar resultados.
- Quanto ao Twitter, o melhor, para quem está começando sua jornada no digital, é esperar um pouco e primeiro consolidar bem o seu público-alvo, assim se um dia quiser optar pelo Twitter, você saberá exatamente o nicho a ser atingido. Melhor testar primeiro com as duas principais plataformas (Facebook e Google) e que oferecem melhores métricas também para análise de resultados.
Fechamos assim a nossa Série, esperamos que tenha ajudado você!
Se você tiver outros tipos de dúvidas sobre atração de prospects e leads ou outro assunto e quiser nos enviar, fique à vontade! Vamos responder aqui nos posts, sem nenhum compromisso para você.
Você pode deixar sua pergunta nos comentários ou enviar para [email protected].
Compartilhe o post com alguém que você sabe que precisa de dicas assim!
Conheça nossos serviços e fale conosco, acesse o nosso site 👉 www.sazdigitalconsultoria.com.br.
Veja mais posts sobre estratégias digitais aqui no Blog da SAZ Digital.
