Série Minha Presença no Digital – Passo 4
Hoje vamos falar do Passo 4 dentro da Série “Minha Presença no Digital”. Nesta etapa, vamos abordar estratégias de impulsionamento para o seu conteúdo ter maior abrangência. Criamos essa série de postagens com o objetivo de dar dicas, gerar reflexões e contribuir para ideias sobre o que envolve a construção da presença digital de um negócio, caso você ainda não tenha iniciado esse processo na sua empresa ou marca pessoal ou esteja começando.
Para entender melhor o Passo 4, leia os posts anteriores com o Passo 1, Passo 2 e Passo 3.
A SAZ é uma consultoria com base em uma experiência de 20 anos na área digital, desta forma, as nossas dicas vão sempre trazer a realidade, sem ofertas de ações milagrosas ou métodos que prometem conquista de audiência/seguidores ou vendas instantâneas.
Queremos que você, principalmente se estiver iniciando sua trajetória no digital, compreenda exatamente todas as características que norteiam a presença do seu negócio na web. Então neste Passo 4 vamos falar de ações concretas e muito usadas para fazer o seu conteúdo ter maior alcance.
Sempre a escolha estará nas suas mãos, conforme a sua realidade e possibilidade, mas você precisa saber de todas as possibilidades disponíveis para avaliar as vantagens e desvantagens, conforme o que for melhor para o seu negócio.
Na etapa anterior, falamos que uma das estratégias mais usadas para atrair seguidores/possíveis clientes é o Inbound Marketing (Marketing de Atração). Essa tática é embasada na produção de conteúdos (posts, vídeos, fotos) e eventos (lives/webinars). Realmente ela é extremamente importante, mas ela é muito dependente de como o algoritmo da rede social vai distribuir de forma orgânica. A forma orgânica de distribuição é a forma natural, sem nenhuma ação paga.A lógica orgânica vai abranger a maior parte das suas ações no digital. No entanto, se você está começando e a sua marca não é tão conhecida ainda, essa prática é mais demorada para você atingir objetivos de alcance e engajamento. Aí é que entram as estratégias de impulsionamento pagos. Pode ser que você encontre conteúdos na internet que prometem alcance e engajamento de forma rápida por meio orgânico, em nossa experiência consideramos isso muito mais difícil de acontecer. Você poderia ter algum sucesso caso um influenciador adotasse você e te ajudasse a impulsionar gratuitamente. Isso é raro, praticamente não existe!
O que significa impulsionamento pago
Impulsionar ou turbinar uma publicação (conteúdo) significa pagar para que o seu post seja distribuído para mais pessoas na rede social, em troca de um pagamento pré-determinado. De acordo com o seu objetivo, você pode selecionar o melhor destino, público, valor e duração.Quando você publica conteúdos da sua empresa seja no Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, etc, geralmente começam a aparecer sugestões de turbinamento.
E você pode perguntar, isso é bom? Devo fazer? Resposta: Sim, se você precisa tornar a sua marca ou produto/serviço mais rapidamente conhecidos é melhor fazer. Mas para isso é muito importante planejar.
E esse planejamento mais uma vez vai envolver a perguntinha que fizemos lá no início da série: “Qual o Meu Objetivo”? Pela estratégia de Inbound Marketing é muito importante que você tenha um planejamento de publicação de conteúdos de no mínimo 3 vezes por semana. Desta forma, como você já terá um plano de conteúdo, avalie organizar entre um a dois impulsionamentos no mês.
Comece com o orçamento de menor custo para testar e sempre depois avalie os resultados. O bom da experimentação é o aprendizado que gera, tanto em termos de orçamento e também na parte de formatação de público-alvo.
Se você tiver outros tipos de dúvidas e quiser nos enviar, fique à vontade, vamos responder aqui nos posts, sem nenhum compromisso para você.
Você pode deixar sua pergunta nos comentários ou nos enviar para [email protected].
Compartilhe o post com alguém que você sabe que precisa de dicas assim!