Série Minha Presença no Digital – Passo 3

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Na sequência da Série “Minha Presença no Digital”, vamos tratar hoje do Passo 3. Você vai receber dicas sobre as principais estratégias a serem elaboradas para começar a atuar no digital. Não se trata aqui de explicar como criar perfis nas redes sociais, mas sim sobre quais as táticas para fazê-los funcionar favorecendo o seu negócio.

A SAZ criou uma série de postagens com o objetivo de dar dicas, gerar reflexões e contribuir para ideias sobre o que envolve a construção da  presença digital de um negócio, caso você ainda não tenha iniciado esse processo na sua empresa ou marca pessoal  ou esteja começando.

Para entender melhor o Passo 3, leia os posts anteriores com o Passo 1 e o Passo 2.

Melhores Redes para começar o seu posicionamento: 

Facebook e Instagram, por mais que as duas redes pareçam já muito saturadas, elas têm um enorme potencial para alavancar o alcance do seu negócio, isto é, tornar a sua marca conhecida. Nada contra o LinkedIn, é uma ótima rede, ao longo da série vamos falar por que consideramos o investimento de tempo e recursos no LinkedIn para outras fases. Nesta série também falaremos do Google, tanto na parte de pesquisa orgânica quanto sobre o Google Ads.

A partir do seu perfil pessoal você poderá criar uma página para o seu negócio. Há inúmeros guias de apoio no serviço de Ajuda do Facebook/Instagram.

Criados os perfis empresariais, você deverá iniciar as estratégias de aquisição de seguidores. A sequência das ações é basicamente assim:

  1. Presença: estar nas redes e apresentar seus produtos e serviços;  
  2. Alcance: alcançar e ganhar seguidores (divulgar sua marca);
  3. Tráfego: gerar tráfego para seu site, perfis ou páginas de contato da sua marca;
  4. Conversão: converter o tráfego de usuários em clientes.

Marketing de atração (inbound marketing)

A primeira estratégia que você deverá pensar é em como fazer a sua marca, produto ou serviço chegar até as pessoas.

  • A forma mais comum utilizada hoje é o inbound marketing ou marketing de atração. Por meio desta tática, a sua marca começa a produzir conteúdos que mostrem a sua autoridade na sua área de atuação, ajudando as pessoas a encontrarem soluções. 
  • Tipos de conteúdos de inbound marketing: posts nas redes sociais, e-books, vídeos, lives/webinars, blog do seu site.
  • Para você chegar até as pessoas certas, você precisa pensar em qual é o seu público-alvo. Então é muito importante você definir qual é o seu perfil de potenciais clientes (perfil comportamental e demográfico). 
  • Mas o ponto importante aqui é você mostrar a sua autoridade, o seu conhecimento no que faz, criando empatia e credibilidade.

Métricas de resultados

No digital tudo pode e precisa ser medido para avaliação dos resultados e assim estabelecer estratégias ou corrigi-las. Você precisará se focar em algumas métricas bem importantes, veja:

  • Alcance: O alcance basicamente será o seu primeiro ponto a ser medido. Por essa métrica você irá visualizar e avaliar a abrangência que o seu conteúdo e marca estão recebendo. Isto é, para quantas pessoas/perfis o seu conteúdo tem sido exposto. O alcance ajuda a sua marca, produto e serviço ficarem conhecidos.
  • Engajamento: engajamento é o número de reações, comentários, compartilhamentos e cliques na sua publicação. Essa métrica ajudará você a ter insights sobre os conteúdos que estão tendo boa aceitação.
  • Seguidores: métrica que avalia o número de pessoas ou perfis que seguem a sua página ou conteúdo.

Muito importante você entender caso esteja começando uma página nas redes sociais. Todas essas métricas ajudam a você ter insights, mas não se assuste caso você veja resultados abaixo do esperado de início. Lembre-se do que falamos anteriormente, é preciso paciência, persistência, resiliência e experimentação.

Ultimamente, mesmo perfis com números incríveis de seguidores estão reclamando de baixa de engajamento, por exemplo. Ocorre que aumentou muito a quantidade de pessoas postando conteúdos e isso acaba pulverizando e saturando um pouco os usuários. 

Se você tiver outros tipos de dúvidas e quiser nos enviar, fique à vontade, vamos responder aqui nos posts, sem nenhum compromisso para você.

Você pode deixar sua pergunta nos comentários ou nos enviar para [email protected]

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